Teoria geral da administração
Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional diária.Podendo ser considerado também o conceito de uma carreira propriamente dita, abrangendo coletivamente o grupo envolvido com o processo de administrar.
Os profissionais responsáveis pela evolução dos grupos sociais formais, visando atingir um objetivo de sucesso, devem ter, entre suas atividades diárias, aquelas que requerem o uso de princípios, como estratégia empresarial, processo de decisão, solução de conflitos, competitividade.
O profissional que utiliza a administração como meio de vida pode atuar nos mais variados níveis de organização, desde o nível de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização.Pode atuar nas diversas áreas da administração: Financeira, de Produção, Recursos Humanos, Geral ou Administração Mercadológica.
Objetivo e recursos são as palavras–chaves na definição de organização de também de administração, pois este é um processo de planejamento, organização, direção e controle que tem como objetivo garantir a eficiência e a eficácia de um sistema.
Existem ainda as habilidades, necessárias para que o administrador execute eficazmente o processo administrativo.São elas: Habilidades Técnicas, Habilidades Humanas e Habilidade Conceitual.
Contudo essas três habilidades requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.O administrador precisa desenvolver três competências duráveis: O Conhecimento, que é o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito da sua especialidade.
A Habilidade, que é a capacidade de colocar o conhecimento em ação.
E a Atitude, que representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas pra frente.
Portanto, o papel do administrador resume-se em três categorias:
Interpessoal: Como o administrador interage, sua