Teoria geral da administração
Camila Santos, Letícia Fagundes Melo, Jacqueline Soares Gonçalves, Patrícia Matos, Stella Strauss e Tairine Brito Nunes.
Capítulo 25.
Teoria Geral de Administração I, Cláudia Caravantes.
PMA, 312c
Porto Alegre,15 de junho de 2011.
Reitor
Flávio D’Almeida Reis
Vice-Reitora
Hélvia Lúcia Krüger dos Reis
Pró-Reitora de Ensino
Laura Coradini Frantz
Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão
Sidnei Renato Silveira
Diretora Administrativa
Ivelone Nagel Rei
Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
Bibliotecas Dr. Romeu Ritter dos Reis
Rua Orfanatrófio, 555 – Alto Teresópolis – Porto Alegre – RS
(51)3230-3320
bibpoa@uniritter.edu.br www.uniritter.com.br Respostas do Capítulo 25.
1 – É o processo de se assegurar que os objetivos organizacionais e administrativos sejam alcançados de acordo com o planejamento realizado.
2 – O Planejamento – define o que, como, por que, quem, quando e onde as ações devem acontecer. O controle – investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas. O planejamento define as metas e é através do controle e monitoramento constante que se certifica o sucesso no seu atingimento.
3 – Exercer controle consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades que foram planejadas.
4 – A relação é que através do subsistema de controle é que ocorrerá o monitoramento dos processos e atividades administrativas enquanto são realizadas.
5 – O subsistema de controle tem como função apoiar os gerentes a promover o êxito de todo o sistema administrativo por meio do controle eficaz. Para que o gerente seja bem sucedido na tarefa de controlar ele deve prestar a atenção nos seguintes tópicos: (figura a baixo)
M
Medição de desempenho: para determinar o que deve ser feito, antes é necessário que se meça o desempenho anual, e para isso é preciso que se tenha estabelecido uma unidade de medida.