Atuação do bndes no governo lula
A ATUAÇÃO DO BNDES NO GOVERNO LULA
****
*** 2011 INTRODUÇÃO
O presente trabalho possui o objetivo de discorrer acerca da atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo de Luis Inácio Lula da Silva. O Governo de Lula consolidou a política externa que começou com Fernando Henrique Cardoso. É neste contexto que o BNDES insere o Brasil nos países envolvidos no processo de integração.
Através do apoio direto e indireto do BNDES às empresas brasileiras, o governo deu vida a um projeto expansionista baseado na integração física e energética, ampliando o escopo de sua indústria e vinculando diretamente as economias vizinhas à economia nacional (SILVEIRA, 2010)
Este estudo teve como base principal a obra “Os Anos Lula – Contribuições Para um Balanço Crítico 2003-2010”, em especial o capítulo de Tautz: O BNDES e a reorganização do capitalismo brasileiro: um debate necessário. Foram realizadas ainda, pesquisas junto à internet, cujos endereços estarão arrolados ao final, no item “Referências”.
1. BNDES
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) surgiu em 1952 e é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, indústria e comércio exterior, que possui como principal objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. O BNDES tem sido um instrumento de política econômica, propiciando condições necessárias para a promoção de uma trajetória de crescimento sustentado.
Com este objetivo, os desembolsos do BNDES têm contribuído para: a) o aumento do investimento; b) o avanço da privatização; c) a melhora das exportações, visando à redução do déficit em transações correntes; d) a expansão dos gastos sociais; e) a geração de empregos (ALÉM, 1997)
Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, houve uma reestruturação da economia brasileira, sob o