teoria geral da administração escola burocratica
2 – A racionalidade instrumental tem como elementos constitutivos, o cálculo, fins, maximização de recursos partir das os e a rentabilidade. Já a racionalidade substantiva tem a auto realização, entendimento, julgamento ético, autenticidade e autonomia. O tipo de racionalidade que conduz as ações humanas hoje em dia é a racionalidade substantiva.
3 – A burocracia ideal deveria assegurar a estabilidade, a previsibilidade e a padronização de comportamentos, visando a máxima eficiência a partir das seguintes dimensões com suas respectivas características básicas. Normas e regulamento, divisão do trabalho, hierarquia da autoridade, relações impessoais, especialização da administração, formalismo da comunicação, rotinas e procedimentos, profissionalização do participante, previsibilidade do funcionamento e competência técnica.
4 – Sim e não. Em alguns aspectos ela pode sim se vista nas organizações atuais. Porém, algumas dessas dimensões ficaram defasadas com o tempo, e se tornaram mais uma inconveniência que atrasa o funcionamento das organizações.
5 – Sim, pelo fato de existirem diversos tipos organizações com as mais diversas funções, podemos sim ver os tipos de autoridade discutidos por Weber, que são, a autoridade racional-legal, autoridade tradicional e a autoridade carismática.
6 – A previsibilidade