teoria geral da administraçao
Em relação ao funcionário cachorro, é feito um comparativo com aquele funcionário exemplar, que em qualquer momento defende a empresa onde trabalha. Mesmo estando satisfeito ou não, ele veste a camisa da empresa; Este funcionário não se cansa de trabalhar, de mostrar que a cada dia pode surpreender seus clientes, pode revelar algo novo no mercado, e para isso acontecer, seu foco principal é trabalhar sempre motivado, empolgado, e na perspectiva de que seus clientes sairão sempre satisfeitos.
Daniel nos revela ainda que se pode aprender muito com o cachorro, por exemplo, como atender bem um cliente, sendo que independente da aparência deles devemos recepcioná-los bem. Como exemplo citou uma situação onde o dono do cachorro chega em casa sujo, cansado e estressado, e o cachorro corre para os seus braços mesmo se o dono não der a mínima pra ele, e o dono como não está afim de brincar naquele momento, manda o cachorro ir deitar e deixá-lo em paz, porém mesmo assim o cachorro fica na espera de apenas um assovio, poder ir brincar com ele.
Outra dica citada no vídeo é a diferença do funcionário cachorro para o gato: a capacidade do perdão. Este é o segredo da excelência, pois o cachorro mesmo se for maltratado, sempre estará de prontidão para o seu dono, ou seja, o funcionário sabe que terão clientes que irão maltratá-lo, mesmo ele dando toda a atenção possível, mas ele não pode se apegar a isso, pelo contrário deve dar a volta por cima e conhecer ainda mais os clientes que tem, para surpreendê-los.
Em relação ao funcionário gato podemos entender que é uma pessoa muito inteligente, porém preguiçosa. Pensa somente nos seus interesses e não se esforça para fazer a diferença dentro de uma empresa.
Comparando as informações passadas pelo vídeo e usando como base as “Oito Habilidades Gerenciais”, segundo Mintzberg, identificamos que Sr. Bread