Teoria Geral da Administracao
ORIGEM DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS - TGS
A teoria dos sistemas tem como autor o Biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy que sofreu uma influência de uma filosofia fortemente orientada em termos de processo, conhecida como “Pensamento Processual”, com isso, a TGS surgiu com trabalhos publicados entre 1950 a 1968.
Essa influência fez com que fosse criada a teoria sobre “Sistemas Abertos”, Bertalanffy tentou combinar os vários conceitos do pensamento sistêmico e da biologia organística numa teoria formal dos sistemas vivos.
Já durante a segunda Guerra Mundial, especialistas do exército norte-americano aplicaram seus conhecimentos para a concepção de servomecanismos capazes de guiar mísseis e foguetes, corrigindo automaticamente seu rumo e direção, até atingir um alvo e destruí-lo por ordem de um calculador de tiro.
A partir destes conceitos as ciências sociais adotaram os pressupostos da teoria sistêmica como uma maneira mais abrangente de estudar seus fenômenos, pois ela permite revelar o geral no particular e visualizar as inter-relações entre objetos de natureza completamente distinta.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA TGS
Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais;
Essa integração converge para a Teoria de Sistemas;
A Teoria de Sistemas é uma abordagem mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento;
A Teoria de Sistemas permite desenvolver princípios unificadores ligados às diversas ciências; e
‘
A Teoria de Sistemas permite a integração do desenvolvimento científico e da educação científica.
SISTEMAS
Um sistema tem inúmeras definições, mas podemos sintetizá-las na seguinte: “combinação de partes coordenada e relacionadas entre si, de maneira coerente, de modo a formar um todo que tem um mesmo objetivo”.
PREMISSAS BÁSICAS
1- Os sistemas existem dentro dos sistemas
Cada sistema é constituído de subsistemas
Cada sistema faz parte de um sistema maior (suprasistema)