Quimica
Físico-Química III – Prof. Tales G. Vieira
Isotermas de adsorção- Parte II
Lucas Henrico Pereira
Lavras
Junho/ 2013
Objetivo
Avaliar diferentes parâmetros durante o processo de adsorção de corantes e utilizar a técnica de UV-vis na determinação das concentrações.
Introdução A adsorção é uma operação que consiste na retenção, à superfície de um sólido, de partículas líquidas. Carvão Ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade, apresenta notáveis propriedades atribuídas à sua área superficial, entre elas, a remoção de impurezas dissolvidas em solução.
A espectrofotometria visível e ultravioleta é um dos métodos analíticos mais usados nas determinações analíticas em diversas áreas. É aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, como, por exemplo, na identificação do princípio ativo de fármacos.
No experimento foi utilizado o espectrofotômetro para a realização das leituras de cada solução.
Procedimento experimental
Colocando em casa erlenmeyer 5g de carvão ativado pulverizando, adicionando 30 mL de solução de azul de metileno. Fechando os frascos e agitando levemente cada mistura por 2 minutos. Deixando repouso durante 12 horas. Filtrando as misturas com papel filtro, realizando a leitura de casa solução no espectrofotômetro UV-vis no comprimento de onda máximo encontrado previamente.
Apresentação dos resultados
Realizadas as leituras das absorbâncias das soluções dos frascos de um a seis, anotou-se os seguintes valores para cada um, respectivamente: 0,023; 0,020; 0,017; 0,020; 0,019; 0,020.
Correção da concentração inicial (Ci) de azul de metileno, de mgL-1 para gL-1 e cálculo da quantidade em gramas de azul de metileno em 30 mL de solução (mi).
Frasco 1
5 mgL-1 / 1000 5.10-3 g ------ 1000mL
= 5.10-3 gL-1