Teoria Geral Da Administra O II
1. Comparar a teoria Sistêmica e Contigencial.
A aplicação do pensamento sistêmico pode –se dizer que é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados.As relações entre os elementos são estruturais, uma parte integrada a outra ou funcionais uma parte desempenhando trocas com a outra.Não necessariamente todos com o mesmo objetivo.
Levando-se em conta que as empresas de um modo geral dependem relativamente das variáveis e do ambiente em que estão inseridas.Existem dois tipos de sistemas Físicos /Concretos são compostos de equipamentos, máquinas, objetos coisas reais.
Já os Abstratos são formados por conceitos, hipóteses, idéias.Também podem ser abertos ou fechados.Os sistemas abertos são aqueles que apresentam contatos com o meio ambiente, já os fechados não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os rodeiam.
Com relação à Teoria Contigencial podemos afirmar que não existe uma única maneira de se administrar, a organização pode alcançar um mesmo objetivo por diferentes caminhos utilizando diferentes recursos.Também a Organização é um sistema aberto que interage com o meio ambiente.Segundo Chiavenatto “Tudo depende da consideração das características ambientais e tecnológicas relevantes para cada organização. Assim, as duas variáveis identificadas como produtoras de maior impacto sobre a organização são o ambiente e a tecnologia”. Comparando –se as duas teorias podemos analisar que A perspectiva sistêmica trouxe uma nova maneira de ver as coisas. Não somente em termos de abrangência, mas principalmente quanto ao enfoque. o enfoque do todo e das partes, do dentro e do fora, do total e da especialização, da integração interna e da adaptação externa, da eficiência e da eficácia. A visão gestáltica e global das coisas privilegiando a totalidade e as suas partes componentes, sem desprezar o que chamamos de emergente sistêmico: as propriedades do todo que não aparecem em nenhuma de suas partes.Já abordagem