Teoria geral administração
Pós-Graduação em Administração Geral
A Teoria das Relações Humanas
Elias Eduardo Bernardo da Silva
Professor: Flademir Lopes
São Paulo 2008
Artigo a ser apresentado como conclusão do Núcleo de Teorias das Organizações I do curso de pós-graduação em Administração de
Empresas da FEI.
A Teoria das Relações Humanas[1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI, SÃO PAULO, SP
RESUMO
O presente trabalho discorre sobre a Teoria das relações humanas, fazendo um comparativo sobre Teoria de Administração Cientifica e seus princípios. Trazendo um relato sobre a experiência na na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company e a contribuição desta teoria para o desenvolvimento do colaborador e conseqüente aumento de produtividade.
PALAVRAS-CHAVE: Administração; Produtividade, Estudo, Desenvolvimento.
SUMÁRIO: 1- Introdução; 2- O Estudo; 3- Conclusão; 4- Referências Bibliográficas.
1- Introdução
A Teoria da Relações Humanas (TRH), teve seu inicio nos Estados Unidos, através de um estudo de comportamentos dos empregados de uma fabrica, com o objetivo de identificar a correlação entre a iluminação e a eficiência do operários, medida pela produção dos mesmos.
Este estudo ocorreu entre 1927 e 1932, na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company, empresa de fabricação equipamentos e componentes telefônicos, que contratou uma equipe de cientistas sócias liderados pelo médico especializado em psicopatologia George Elton Mayo (1880 – 1949) e seu assistente, Engenheiro Fritz J. Roethlisberger (1898-1974).
A conseqüência deste estudo foi uma quebra de paradigma em relação aos princípios da Teoria de Administração Cientifica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), incluindo variáveis comportamentais dos indivíduos na execução de atividades e retirando a tendência de desumanização do trabalho com aplicação de métodos