teoria geral administração
PROFESSOR:
Adam Smith
1°semestre
2014
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo contribuir com a disciplina economia política, demonstrando o pensamento teórico de Adam Smith, um economista e filósofo que viveu no século das luzes, que foi um pensador clássico do liberalismo econômico, considerado o pai da economia moderna. Adam Smith era Escocês, nasceu em Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723 e morreu em Edimburgo no ano de 1790 aos 67 anos. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Adam Smith: O Pai do Liberalismo Econômico
Smith era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith. O pai faleceu dois meses depois do nascimento. Smith era próximo da sua mãe, que o encorajou a seguir os seus desejos de se tornar um acadêmico. Frequentou o Burgh School of Kirkcaldy — caracterizado como "uma das melhores escolas secundárias da Escócia naquele período" - entre 1729 e 1737. Na sua estadia nesse estabelecimento de ensino, Smith estudou latim, matemática, história, e Aos 15 anos, Smith matriculou-se na Universidade de Glasgow, onde estudou Filosofia moral. Em 1740, entrou para a Universidade de Oxford. Em 1748 começou a dar aulas em Edimburgo.Em 1750, conheceu David Hume (foi um filósofo, historiador e ensaísta escocês que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico) que se tornou seu grande amigo.
Em 1751, Smith foi nomeado professor de Lógica e Filosofia Moral na Universidade de Glasgow. Em 1759, publicou sua obra Teoria dos sentimentos morais uma das suas mais conhecidas obras. Em1736, Adam deixou de ser professor para assumir o cargo de tutor do Duque de Buccleuch. De 1764