PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INTRODUÇÃO..................................................................................................... 03
DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 04,05
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 06
REFERÊNCIAS.................................................................................................... 07
Diante da sociedade do conhecimento na qual vive, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas. As organizações precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manterem no mercado e apresentarem vantagem competitiva.
A gestão de custos em qualquer tipo de organização é útil e proporciona ao administrador uma visão mais acurada e ampliada da realidade financeira, já que permite olhar por outro ângulo como são gastos os recursos disponíveis, permitindo identificar os exageros e destinar os recursos na quantidade certa para serem aplicados nas atividades mais necessárias. A gestão de custos visa não somente gastar menos, mas principalmente gastar melhor.
O sistema ABC utiliza a abordagem do custeio pleno, procurando correlacionar o consumo dos recursos com os produtos e serviços por meio do conceito de cost drivers, ou seja, direcionadores de custos. A idéia básica desse sistema é correlacionar todos os recursos consumidos com as atividades da empresa e, em seguida, identificar os custos das atividades com diferentes objetos de custeio, como produto, serviço, cliente. Horngren et al. (2000:144) entendem que, pelo método ABC, as