Teoria Geral Administração
Segundo Peter Druker: “A essência da adminstração é o ser humano. Seu objetivo é tornar as pessoas capazes do desempenho em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes. Isso é organização e administração é o fator determinante.”
Todo conhecimento sobre as organizações e do processo administrativo tem a ver com a teoria da administração. Isso inclui princípios, preposições e técnicas em permanente elaboração.
Ao invés de ser algo pré-determinado (mecânico), a TGA ensina a agir conforme cada situação, o porquê de fazer e quando fazer.
Para ter essa postura, é necessário que tenha conhecimento prático e científico, através de cinco variáveis:
É um sistema onde um influencia o outro; cada ação ocorre uma reação e o desafio é adequar essas cinco variáveis.
2- Cinco variáveis da Administração
3-Tabela das Teorias da Administração e suas Ênfases
Tabela retirada da apostila FUPAC - FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
4-Teoria de Frederick Winslow Taylor
Taylor se dedicou em detalhar as tarefas propriamente ditas. Conhecendo a fundo o tempo, a forma e a tarefa; ele aperfeiçoava o modo de fazer criando condições de aumentar a qualidade e a produtividade.
Criou-se nessa época a remuneração conforme a produtividade, aplicando os métodos científicos conseguia um baixo custo e a padronização das ações.
Taylor acreditava que qualificando os trabalhadores eles iriam produzir mais e melhor. Assim criava condições de aumentar os salários de acordo com o que produziam.
Padronizou as tarefas, o tempo que se levava para executá-las; sempre supervisionado por alguém responsável para que não houvesse desperdício.
Numa segunda fase ele concluiu que de nada adiantava o processo padronizado se a empresa não tivesse estrutura para suportar o processo.
A necessidade de substituir o método antigo das organizações pelo de aplicar os métodos científicos deu origem a Organização