perfil de competencias em equipes de projeto
Quando se tem uma nova ideia, uma necessidade e junto com ela a solução ou a inovação de algum produto ou serviço, e é decidido colocar em pratica ou implanta-la, inicia-se um projeto.
Mais especificadamente um projeto é um conjunto de atividades temporárias (data para começar e terminar), realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto ou serviços.
Os projetos não são iguais, e alguns podem ser mais simples com um objetivo mais claro para todos; já ter sido feito em um outro momento; que exige competências de níveis técnicos menos específicos, mas básicos. Porém existem projetos extremamente complexo, que solicita um conhecimento mais avançado, e as pessoas envolvidas com competências completas (pessoa, formação educacional, experiência profissional).
Claro que o fator determinante para saber se o projeto é simples ou complexo depende da magnitude do mesmo, mas afinal o que todo projeto tem em comum é todos os eles de algum modo visam algum retorno, seja lucro ou social. No final alguém ou um conjunto será beneficiado pela conquista da finalização do projeto inicial com sucesso.
Todo projeto apresenta o risco de erros, de não se conseguir chegar no objetivo dentro do prazo, custo e condições propostos inicialmente. Em se tratando principalmente de empresas privadas que visam o aumento de capital, o maior desejo das mesmas, é que o projeto tenha o menor numero de avarias possível, evitando assim prejuízos.
Sendo assim com o passar do tempo foi identificado um necessidade de usar uma metodologia para a realização de um projeto, e milhares de pessoas tem se especializado nesta área, aumentando a eficiência e a eficácia quando se coloca em pratica o projeto, tornando desta maneira a empresa a frente da concorrência e um diferencial do mercado.
O gerenciamento de projetos, é a aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e