tcc administraçao logistica
Roque Rabechini Junior
Engenheiro de Produção, Mestre em Administração pela FEA/USP. Doutorando pela Escola
Politécnica da USP e-mail: roquejr@usp.br
Endereço: Rua França Pinto, 820 / 94 São Paulo SP 04016-003
Interesses de pesquisa: Gerenciamento de Projetos
Marly Monteiro de Carvalho
Professora Doutora da Escola Politécnica da USP e-mail: marlymc@usp.br
Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, trav 2, nº128 - Cidade Universitária - São Paulo, SP
Interesses de pesquisa: Estratégia, Gestão de Projeto e Gestão da Qualidade
RESUMO
A importância dos projetos na viabilização dos negócios tem crescido ultimamente e pode ser percebida pelo aumento do número de empresas que estão adotando a metodologia de gerenciamento de projetos (Kerzner, 2000). Para as empresas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competências na formação de equipes de trabalho passa a ser uma preocupação fundamental, bem como administrar múltiplas funções em diferentes perspectivas Frame, 1999).
(Com o intuito de apresentar um perfil das equipes, baseado em competências de gerenciamento de projetos, este artigo mostra o resultado de uma pesquisa realizada com 106 gerentes e técnicos de projeto de empresas de diversos setores. A análise pautou-se em aspectos relacionados à formação de competências em equipes de projetos, levando-se em conta duas orientações: a primeira focada na tarefa e resultados e a segunda nas pessoas.
ABSTRACT
The relevance of project management has been increasingly studied. Different approaches can be found in the academic and practitioners bibliography, emphasizing the importance of project management and competencies’ building to companies that looking for a competitive advantages by innovation. These companies need to acquire competencies to build project teams and to deal with multiple functions and different approaches (Frame, 1999).
The main purpose of this paper is to investigate the