biologia
A importância da dúvida é tão grande para a Filosofia, que podemos dizer que ela, a Filosofia, só existe porque o homem é um ser que duvida. Quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que sentimtos, por que sentimos, são perguntas que estão no cerne da criação da Filosofia.
A dúvida é tão importante para a atividade filosófica que no Séc. XVII, o filósofo francês, René Descartes, criou o método filosófico chamado: dúvida metódica. Por esse método, instaurou a dúvida preliminar: nenhuma verdade deve ser aceita sem que existam razões suficientes para aceitá-la. Com isso Descartes instaura a dúvida como premissa filosófica moderna, ou seja, a partir dele, a dúvida passou a ser algo óbvio para a atividade filosófica. Segundo o raciocínio cartesiano, devemos suspeitar de quaisquer afirmativas que tenham pretensão à ser verdades, devemos, portanto, duvidar de verdades que não possam ser provadas racionalmente. René Descarte
Biografia de René Descartes:
René Descartes (1596-1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase "Penso Logo Existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza. Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. Uma nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenômenos naturais. Determinava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
A obra de Descartes, "O Discurso Sobre o Método", é um tratado matemático e filosófico, publicado na França em 1637 e traduzida para o latim em 1656. Em toda obra prevalece a autoridade da razão.
René Descartes (1596-1650) nasceu no dia 31 de março em La Haye, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de