CETICISMO
GRUPO : ALEX BRUNO HUMBERTO LENILDO RENATA SILVIA VAGNER
INTRODUÇÃO: CETICISMO CRIADOR : Pirro de Élis: filósofo grego criador do ceticismo O Que é o Ceticismo
Ceticismo é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente.
Um indivíduo cético caracteriza-se por ter predisposição constante para a dúvida, para a incredulidade.O ceticismo é um sistema filosófico fundado pelo filósofo grego Pirro (318 a.C.-272 a.C.), que tem por base a afirmação de que o homem não tem capacidade de atingir a certeza absoluta sobre uma verdade ou conhecimento específico.
No extremo oposto ao ceticismo como corrente filosófica encontra-se o dogmatismo.
O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos.
O cético pode usar o pensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese.
No entanto, o recurso ao método científico não é uma necessidade imperiosa para o cético, podendo muitas vezes preferir a evidência empírica para atestar a validade das suas ideias.
O ceticismo pirrônico é uma corrente filosófica da Antiguidade que se caracteriza pela negação absoluta da possibilidade de conhecimento. Segundo os adeptos dessa corrente, nós simplesmente não sabemos nada. Eles apresentam uma série de argumentos, os quais eu não tratarei aqui, por limites de espaço.
Mas, a título de exemplo, pensemos na seguinte situação: se eu digo que uma maçã é vermelha e apresento como razão para essa declaração o testemunho dos meus sentidos, o pirrônico perguntaria como eu sei que meus sentidos não me enganaram todas as vezes em que olhei uma maçã. Além do mais, o que é uma maçã? Uma fruta. O que é uma fruta? Um tipo de alimento. O que é um alimento? O que é o vermelho? Uma cor existe ou não? Se não