Teoria Florence Nightingale
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
UNIP - Campus São José do Rio Pardo
FLORENCE NIGHTINGALE
São José do Rio Pardo
2014
Artigo escolhido: A TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE NO ENSINO
DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (1962 - 1968)
1. Resumo do artigo:
O objetivo do estudo é investigar a influência da teoria ambientalista de Florence Nightingale no ensino da disciplina Fundamentos de Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery no período de 1962 a 1968.O marco inicial em 1962 corresponde à mudança de denominação da disciplina “Arte de Enfermagem”, para “Fundamentos de enfermagem”. A partir dai ocorreram diversas mudanças decorrentes da Reforma Universitária de 1968, a qual gerou novidades para o ramo estudantil.
Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna, teve início com sua promessa de cuidar dos doentes durante a Guerra da Criméia, era então conhecida “dama da lâmpada” por perambular durante a noite velando os soldados feridos da guerra; esses pensamentos se transformaram em um modelo a ser seguido pelas moças da época que se inspiraram na dedicação dela para também desenvolverem o cuidado a doentes. Sua maior realização foi o estabelecimento do conceito da preparação formal para a prática de enfermagem; a profissão de enfermeiro, as administrações de hospitais, formação da enfermeira, educação em serviço foram, para Florence, a preocupação primordial de todo o seu empreendimento na Enfermagem, assim escreveu o livro “Notas Sobre Enfermagem: o que é e o que não é”.
Sua visão era priorizar um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista. Então passa a adotar conceitos que definem o que envolve a questão do ambiente, como: