Teoria De Florence Nightingale 1
Utilização da teoria de florence
Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Enfermagem – Prof. Cláudia Angélica
Geisely Vargas
Lucinaira Lima - 2012102665
Gabrielle do Nascimento
Marcele Lima- 2011160395
Monique M. C. Ferreira - 2010120592
A TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE: REFLEXOS NAS PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATUALIDADE
Autores: Bock, Lisnéia Fabiani Costa, Roberta Padilha, Maria Itayra Moreira, Adriana Rufino.
Rio de Janeiro
04/2015.
Este trabalho é uma resenha do artigo ‘’ A TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE: REFLEXOS NAS PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATUALIDADE’’ O artigo escolhido fala sobre a vida de Florence Nightingale, explica sobre a sua teoria ambientalista e demonstra os reflexos de sua teoria nos dias atuais, relacionando a teoria a unidade de terapia intensiva e a maternidade.
Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Tendo em sua educação uma vasta experiência tendo sido educada em padrões superiores ao que recebiam as mulheres na época, dando-lhe um caráter bastante diferenciado em seu tempo. o seu modo de cuidar Florence tinha como foco não só os doentes, mas também as pessoas sadias. A visão de Florence tinha o objetivo dar prioridade ao fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso teria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista, teoria essa que vê o ambiente como componentes físico, social e psicológico que precisam ser atendidos como inter-relacionados e não separados. A partir dessa base é analisado como a os achados de Florence Nightingale refletem na prática profissional de hoje.
Florence introduziu não só o pensamento de intervenção direta no doente, mas também de como um ambiente negativo poderia causar malefícios ao paciente. Ambiente negativo esse que envolve, más construções,