Florence nightingale e sua teoria enfermagem
1. Biografia:
Florence Nightingale nasceu na data de 12 de maio de 1820, em Florença, Itália. Era filha de ingleses e dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano, além do grego e latim. No âmbito de realizar-se como enfermeira, passou o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Católicas. Em 1849 faz uma viagem ao Egito e decidiu servir, trabalhando em Kaiserswert na Alemanha, entre as diaconisas.
Ela estando decidida a seguir sua vocação, procurou aprimorar seus conhecimentos através de visitas ao Hospital de Dublin que era dirigido pelas Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Logo, conheceu as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, na Maison de la Providence em Paris.
Em 1854, motivada pela Guerra da Criméia, Florence partiu para trabalhar em Hospital Militar, na cidade de Scutari (Turquia), com voluntárias entre religiosas e leigas vindas de outros diferentes hospitais. Nessa época, a mortalidade decresce de 40% para 2% e logo os soldados fizeram dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada como a "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, sempre percorreu as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar em 1856, leva uma vida de inválida. Dedica-se porém, com ardor, a trabalhos intelectuais e consegue iniciar uma Escola de Enfermagem em 1859.
Florence morre em 13 de agosto de 1910, deixando florescente o ensino de Enfermagem. Assim, a Enfermagem surge não mais como uma atividade empírica, desvinculada do saber especializado, mas como uma ocupação assalariada que vem atender a necessidade de mão-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica.
2. Teoria de Florence:
Dos estudos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge sendo considerado como sendo todas as condições e influências externas que afetam a vida e o