Enfermagem
DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
TEORIA AMBIENTAL DE FLORENCE NIGHTINGALE
INTRODUÇÃO
Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ter sido pioneira no tratamento aos feridos de guerra; durante a Guerra da Criméia, na Turquia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Nightingale é encarada como a mãe da enfermagem moderna. Ela sintetizou informações reunidas em muitas de suas experiências de vida para auxiliá-la na criação e desenvolvimento da teoria de manipulação do meio ambiente. Florence usou sua ampla base de conhecimentos, sua compreensão da incidência e da prevalência da doença e seu poder agudo de observação para desenvolver uma abordagem da enfermagem assim como da administração e da construção de hospitais.
OBJETIVO
Conhecer e descrever vida e obra da teórica Florence Nightingale; seu modelo de enfermagem; constituição, conceitos, características, evolução histórica. Compreender a importância de saber sobre sua teoria, que além de contar a história da profissão, é base fundamental da enfermagem moderna.
JUSTIFICATIVA
Enquanto acadêmicas do 3º período de Enfermagem, entendemos ser de extrema importância deter conhecimento sobre a teoria de Florence Nightingale; pois determinou direção rumo a caminhos para enfermagem moderna. Sendo uma teoria atemporal, o Enfermeiro tem base para desenvolver seu potencial e habilidade para além do cuidado direto ao paciente, também para administrar e desenvolver pesquisas.
METODOLOGIA
Este estudo trata de uma pesquisa científica de forma teórica e descritiva. Elaborado e desenvolvido com apoio de pesquisas bibliográficas sobre Florence Nightingale, onde a fonte para colheita de dados se baseou em livro e sites da internet. Delineia-se a