Formulário de diagnóstico ambiental
.Introdução
Este trabalho foi realizado para analisar os impactos ambientais, causado pelo lixo depositado em solo a céu aberto. A pesquisa foi realizada em lixão municipal localizado no: Bairro ibiúna, estrada da ibiúna próximo a pedreira municipal.
Os resíduos sólidos (lixo) são restos das atividades humanas, consideradas pelos geradores como inúteis, descartáveis ou indesejáveis. A geração de resíduos é inevitável, porém obrigatória.
Sendo assim , é necessário optar pela destinação final que apresente o sistema é considerado o aterro sanitário.
O ser humano produz cada vez mais resíduo que deveria ser depositado em aterros sanitários, mas essa não é a realidade brasileira, a maioria do lixo é depositado diretamente no solo a céu aberto, por muito tempo solo foi considerado um receptor ilimitado de substâncias nocivas e descartáveis com resíduos sólidos impactantes.
.DIAGNÒSTICO
Os fatores responsáveis pela consequências do impacto, ambiental tem sido o acúmulo de lixo doméstico e urbano.
A equipe do jornal Folha da cidade presenciou um fato impactante de que restos de caixões e outros objetos do cemitério municipal estavam sendo jogados ao ar livre , e que em saco plástico pretos haviam restos de túmulos, a reportagem foi ao local e constatou o fato de que o lixo exposto ao local estava poluindo com caixões e restos de madeiras e demonstrando o descaso da saúde pública em nossa cidade. O nível de perigo é a contaminação do lençol freático e ao meio ambiente em relação ao lixo exposto ao solo , e a ausência do necrochorume no local .
A população que visita essa localidade corre risco de problemas pelo lixo em decomposição.
.ATERRO SANITÀRIO:
É uma solução menos agressivo ao meio ambiente e com controle de lixo proviniente de residências e etc...
Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém como a coleta seletiva ainda no ocorre plenamente , é comum encontrarmos lixos de diversas formas.