Teoria de Florence Nightingale no cuidar em enfermagem
Introdução
Ao longo da história os enfermeiros destacaram-se por cuidar bem de seuspacientes-clientes e de forma organizada, envolvendo disciplina e conhecimento científico. O cuidado, e todos os conceitos a ele inerentes (saúde, conforto, ajuda), nortearam sua prática clínica antes mesmo de fazerem parte do corpo das teorias de enfermagem. A formação do enfermeiro para o cuidado, como prática profissional, tem início em 1860, na Inglaterra Vitoriana com Florence Nightingale, onde ocorreu a categorização da equipe de enfermagem (Nurses e Lady-Nurses), havendo uma fragmentação nas tarefas relacionadas ao cuidado.
Florence Nightingale
Nascida em 12 de maio de 1820 em Florença, Itália é mais lembrada por seu trabalho como enfermeira voluntária durante a guerra da Criméia e de suas contribuições para a melhoria das condições sanitárias dos hospitais militares de campo. Tinha como propósito reformar o sistema hospitalar. Com condições como soldados deitados no chão bruto, rodeados por insetos e ratos e operações sendo efetuadas em condições anti-higiênicas, não foi surpresa que quando ela chegou a Scutari, doenças como cólera, tifo fossem comuns nos hospitais. Isto significava que soldados feridos tinham sete vezes mais chances de morrer de uma doença hospitalar do que no campo em batalha. Enquanto esteve na Turquia ela coletou dados e organizou um sistema de manutenção de registros que utilizou como uma ferramenta para melhorar as condições dos hospitais civis e militares.
Destaca-se como precursora da Enfermagem Moderna e da preocupação com a biossegurança no cuidar em enfermagem no que tange a questão da infecção intra hospitalar. Florence Nightingale e sua equipe de enfermeiras iniciaram uma série de medidas para organizar a enfermaria, como: higiene pessoal de cada paciente; utensílios de uso individual; instalação de cozinha; preparo de dieta indicada; lavanderia e desentupimento de esgoto.