marketing de guerrilha
Nos Estados unidos originou-se o termo marketing com o nome de Market Studes, em decorrência do pós guerra,aqui no Brasil o nome era mercadologia. O consumidor americano passou a ficar exigente após segunda guerra mundial com isso as organizaçoes passaram a ficar mais atentas as nescessidades de seu clientes oferecendo produtos melhores e mais segmentados a diversos nichos. Nos anos cinquenta as universidasdes passaram a integrar nas grades do curso de Business Administration uma nova área, chamada de Market Studies, que colocaria o estudo do mercado através de pesquisas sitemicas.
No decorrer dos anos percebe se uma limitação do nome " Market Studies" com isso palavra Marketing, que significava mercado, passava a ser o novo nome adotado, esta nova palavra estaria evolvendo todo o processo de analise mercadológica: consumidor, pesquisa, concorrencia etc..
Aqui no Brasill veio primeiramente através do professor Karl A Boedecker, em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas, na década de 50, tornando-se conhecido pelos acadêmicos.
Aconteceu um engano ao subistituir a palavra marketing por outras duas palavras às quais não abrangem todo o conceito de marketing: mercadologia e mercadização.
O temor do termo marketing não se adaptar ao vernáculo brasileiros, foi um equivoco, pois os termos, mercadologia e mercadização não abrangia o conceito proposto pelo marketing, alem de não soar muito bem. O Brasil é um país muito rico em diversidade: culturais, históricos, geográficos, política, social e econômica. Sua industrialização foi tardia em relação aos norte-americanos e europeus. ficamos muito tempo voltado a uma produção agropecuaria, com isso o marketing não teve tanto destaque no inicio.
Atualmente o marketing tem tido bastante destaque em nosso território, alcançando um processo sistematizado e personalizado aos padroes brasileiro.
O departamento de venda foi um dos berços do marketing, o vendedor e o gerente de venda