Contribuições de Florence
Introdução
O seguinte trabalho é requisito para conclusão da disciplina “História da Enfermagem e Ética profissional , e tem como objetivos apresentar uma síntese biográfica da enfermeira Florence Nightingale, descrever o sistema Nightingaeliano e sua difusão, caracterizar a teoria e destacar as constribuições para a profissão de enfermagem.
O seguinte trabalho é de extrema importância para que se possa observar o legado de Florence para a enfermagem. Além disso, leva a reflexão do que é ser enfermeiro atualmente, pois só aprofundando-se na construção da profissão pode-se perceber e propor mudanças ao que a profissão é hoje.
A enfermagem é uma profissão que ao longo do tempo vem desconstruindo e construindo sua história(PADILHA,2005). A sua relação com a sociedade é permeada pelos conceitos, preconceitos e estereótipos que se estabeleceram na sua trajetória histórica e que influenciam até hoje a compreensão de seu significado enquanto profissão da saúde composta de gente que cuida de gente(PADILHA, 2000). Florence Nigthingale e seus pressupostos, de uma forma ou de outra, sempre estiveram ligados à história da enfermagem enquanto profissão.
Síntese biográfica
Florence Nightingale nasceu em Florença, Itália, no ano de 1820. Era de uma família próspera e tradicional da Europa, assim ela estava designada a ter uma boa educação, casar-se com um homem de boa posição social, ter filhos e cuidar da casa (SCLIAR, 2014). Porém esse não era o destino desejado por Florence, ela que sempre quis estudar queria ter sua liberdade a partir de seu trabalho. Acreditava que Deus havia lhe dado uma missão, que era cuidar dos enfermos, assim ela decidiu aprender enfermagem em um curso de treinamento na Alemanha, mesmo essa decisão não sendo aprovada por seus pais (HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, 1997). Já como enfermeira Florence foi para a guerra da Criméia a fim de realizar sua missão cuidando dos soldados feridos, estes que eram