Teoria Estruturalista
Conceito
A oposição surgida entre a teoria tradicional e a teoria das relações humanas.
Como elas eram incompatíveis entre si, houve a necessidade do surgimento de uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos desconsiderados por uma e considerados pela outra.
A necessidade de se visualizar "a organização como uma unidade social e complexa".
Onde interagem muitos grupos sociais que compartilham alguns objetivos da organização(distribuição de lucros da organização). Nesse sentido foi adotado na teoria estruturalista o diálogo das relações humanas.
A influência do estruturalismo nas ciências sociais e a repercussão destas no estudo das organizações.
Os autores estruturalistas dentro da teoria das organizações têm variado entre o estruturalismo fenomenológico e o dialético concentrando-se no estudo das organizações.
Novo conceito de estrutura.
Estrutura e o que permite reconhecer o mesmo rio, embora suas águas sejam as mesmas, devido a constante mudança das coisas. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, ou seja, a estrutura se mantém a mesma independente da alteração de algum de seus elementos.
Com o estruturalismo ocorreu a preocupação com as "estruturas", em prejuízo de outros modos, para se compreender a realidade. O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. O conceito de estrutura significa a análise interna de relações.
O estruturalismo se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição de um todo.
O Homem Organizacional
O homem organizacional é aquele que desempenha diferentes papéis em diversas organizações e, para isto, precisa ter certas características de personalidade, a saber:
Flexibilidade: Em função da diversidade de papéis desempenhados e as constantes mudanças que