DORMENCIA DE SEMENTES
757 palavras
4 páginas
DORMENCIA DE SEMENTES O QUE DORMENCIA ?
Dormência é um período no ciclo de vida de um organismo no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso. Ela minimiza o gasto energético, por reduzir a atividade metabólica, e pode auxiliar um organismo a conservar energia. Dormência está normalmente associada com as condições ambientais. Os organismos podem sincronizar a entrada em uma fase dormente com o seu ambiente por meios preditivos ou consequenciais.
A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam. Cerca de dois terços das espécies arbóreas, possuem algum tipo de dormência, cujo fenômeno é comum tanto em espécies de clima temperado (regiões frias), quanto em plantas de clima tropical e subtropical (regiões quentes).
ESTRUTURAS DA SEMENTE
TIPOS DE DORMENCIA
O fenômeno da dormência em sementes pode ser dividido em dormência primária ou inata e dormência secundária ou induzida e dormência forçada ou ambiental:
Dormência primária é aquela que já se manifesta quando a semente completa seu desenvolvimento, ou seja, quando colhemos as sementes elas já apresentam dormência.
TIPOS DE DORMENCIA
Dormência secundária é quando as sementes maduras, não apresentam dormência, ou seja, germinam normalmente, mas quando expostas a fatores ambientais desfavoráveis são induzidos ao estado de dormência.
Dormência forçada descreve a dormência que resulta das condições em que as sementes viáveis não germinam por alguma limitação ambiental mas que germinam após a remoção do fator inibitório da germinação
PRINCIPAIS CAUSAS DE DORMENCIA EM SEMENTES
Tegumento impermeável: as sementes com estas características, são chamados de sementes com casca dura, por não conseguirem absorver água e/ou oxigênio.
-Embrião fisiologicamente imaturo ou rudimentar: no processo de maturidade da semente o embrião não está