Exegese Genesis 49
DIAS, Zwinglio Mota. “Instituição e Acontecimento: Notas sobre as tensões entre o eclesiástico e o eclesial no interior da Comunidade Cristã”. In: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2010/12/instituicao-e-acontecimento-notas-sobre.html– Parte 1 http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2011/01/instituicao-e-acontecimento-notas-sobre.html– Parte 2; http://metodistaconfessante.blogspot.com/search?updated-max=2011-05-17T08:00:00-03:00&max-results=20&start=29&by-date=false – Parte final (acesso em 05/03/2014)
O autor discorre sobre a dialética instituição-acontecimento presente na vida e missão da igreja. Analise cuidadosamente o texto e se posicione diante dos temas colocados. As perguntas, formuladas a seguir, querem ser uma auxílio para a síntese da leitura, não necessariamente precisam ser respondidas uma a uma.
Qual a ideia central do texto?
Como você definiria o que é o “eclesiástico” e o que é o “eclesial” na Igreja?
Para o autor, o “eclesial” e o e “eclesiástico” estão sempre em tensão? O “eclesiástico” pode ser canal de expressão do “eclesial”? O “eclesial” pode existir à parte do “eclesiástico”?
Você concorda com a afirmação de que “a Igreja que nós conhecemos a partir dos relatos dos Atos dos Apóstolos não fazia parte dos planos de Jesus”? Justifique a sua opinião.
Como você descreve, a partir do texto, a relação entre Igreja e reino de Deus?
Você pode dar exemplos de como a lógica da sobrevivência institucional prevalece nas decisões ou no cotidiano das igrejas.
Como você aplica os conceitos empregados pelo autor na análise das igrejas cristãs na época atual?
Qual a sua opinião sobre esse artigo?
PRAZO: Entregar a análise do texto com as respostas às perguntas formuladas em:
Noturno: 26 de março de 2014
Matutino: 26