Hermeutica
1. EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO – MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA:
• Provérbios 22:28 ordena: “Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.”. O que este versículo significa pra você? (responda consultando apenas o livro de Provérbios) (a) Não efetuar mudança na forma como sempre fizemos as coisas; (b) Não furtar; (c) Não remover os marcos que orientam os viajantes de cidade para cidade; (d) As respostas (a), (b) e (c) estão certas; (e) N.R.A. (f) T.R.A.
• Com base em Gn 3 1-3: qual foi o pecado de adão? a) Mentiu para sua esposa b) Deu crédito a vós do diabo c) Quis ser igual a Deus d) Desobedeceu a ordem de deus e) N.R.A. f) T.R.A.
2. DEFINIÇÃO DE “HERMENÊUTICA”:
a) Alguns atribuem a origem deste nome deve-se, provavelmente, a Hermes, nome de um deus grego que transmitia e interpretava as comunicações dos deuses aos homens.
b) Outros atestam que a palavra hermenêutica é derivada do termo grego hermeneutike e o primeiro homem a empregá-la como termo técnico foi o filósofo Platão.
c) Etimologicamente o termo "hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão".
Hermenêutica bíblica = a ciência e a arte de interpretação bíblica.
• Ciência: Possui regras classificadas num sistema ordenado; • Arte: A comunicação é flexível, impedindo uma aplicação mecânica e rígida das regras.
3. A HERMENÊUTICA E OUTROS CAMPOS DE ESTUDO BÍBLICO
a. Estudo do Cânon: Processo histórico que visou diferenciar livros que trazem um “selo” de inspiração divina dos que não trazem. (A canonicidade do Novo Testamento em anexo)
b. Crítica Textual (Baixa Crítica): Procura definir o fraseado primitivo (original) de um texto. Não temos os originais, mas muitas cópias deles que variam entre si. Exemplos: