teoria dos mares
A teoria dos mares indica que a vida teve origem através das fontes hidrotermais, um dos locais de maior diversidade de vida. Acredita-se que as fontes teriam expelido moléculas ricas em hidrogênio, mantendo-as concentradas em um único ambiente, favorecendo os minerais catalisadores.
Essa teoria foi proposta pelos professores William Martin (da Universidade de Düsseldorf, na Alemanha) e Michael Russell, do Centro de Estudos Ambientais de Glasgow, na Escócia. Eles afirmam que as primeiras células não eram vivas e, sim, inorgânicas, compostas por elementos sem oxigênio. Essas células foram formadas não na superfície da Terra, mas em uma completa escuridão no fundo dos oceanos. "Um fluido hidrotérmico (contendo água e calor) - e rico em elementos como hidrogênio, cianeto, sulfuretos (sais sem oxigênio) e monóxido de carbono - que brote da crosta para o fundo dos oceanos, pode provocar reações e desencadear vida", explicou Russell.
Com toda certeza, podemos perceber o quão vasto e complexo se é debater sobre teorias que estão sempre sendo analisadas. Com isso, surge o questionamento: Até que ponto podemos acreditar na possível origem da vida através dessas reações químicas? E mais: Se isso realmente aconteceu, seria possível existência de vida em outros planetas?
FONTES:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021204_marmtc.shtml http://www.megacurioso.com.br/ciencia/41777-conheca-5-teorias-sobre-a-origem-da-vida.htm A teoria dos mares indica que a vida teve origem através das fontes hidrotermais, um dos locais de maior diversidade de vida. Acredita-se que as fontes teriam expelido moléculas ricas em hidrogênio, mantendo-as concentradas em um único ambiente, favorecendo os minerais catalisadores.
Essa teoria foi proposta pelos professores William Martin (da Universidade de Düsseldorf, na Alemanha) e Michael Russell, do Centro de Estudos Ambientais de Glasgow, na Escócia. Eles afirmam que as primeiras células não eram vivas e, sim,