As marés
Mariah Laís Feri
Ellen Resende
Maikon Vizzoni
Trabalho de Física
Turma/turno: 1º aquicultura matutina
Prof.º: Igor Caulyt
Piúma, 23 de fevereiro de 2013.
Introdução
Em nosso cotidiano há vários fenômenos que nos perguntamos como e por que acontece? E quando não sabemos o porquê, há teorias físicas que podem esclarecer tudo, e é isso que nosso trabalho esta realizando, quando explica a “movimentação das marés” com a teoria da gravitação universal de Newton.
ASSUNTO: movimentação das marés; teoria da gravitação universal de
Newton.
COMPONENTES: Leonardo dos Reis Periard; Mariah Laís Feri; Ellen
Resende; Maikon Vizzoni.
TURMA/TURNO: 1º aquicultura matutina.
Teoria da gravitação universal de Newton
A lei da gravitação universal foi definida por Isaac Newton no séc. XVII e foi criada quando ele estudava as órbitas planetárias. A Lei afirma que existe uma atração que age entre todos os objetos, na razão direta de suas massas e inversa do quadrado de suas distancias.
A teoria da gravitação mostra que os corpos se atraem mutuamente, isto é, um corpo cria em torno de si um campo gravitacional que é sentido por todos os outros corpos. Esse campo gravitacional é mais intenso quanto maior a massa do corpo, sendo proporcionalmente ao quadrado da distância. Essa é a razão porque a Terra está ligada ao Sol.
Imagem1: força gravitacional da terra e lua
Imagem 2: formula da gravitação universal
Conforme diz uma lenda, Isaac Newton estava em baixo de uma macieira e observou uma maçã cair no chão. Parou para pensar e concluiu que a fruta caia, pois alguma força puxava esta maçã para baixo. Newton foi além desse pensamento e fez a seguinte proposta: todos os corpos se atraem, e que essa atração se deve a massa dos corpos. No caso da maçã, o que a atraia era a terra. Para chegar a conclusão final da Lei da Gravitação, Newton fez estudos sobre o mecanismo que fazia com o que a lua girasse em torno da terra, e se baseou também em descobertas feitas