Pãncreas Anatomia
O pâncreas é uma glândula digestiva acessória alongada que reside na região meso-epigástrica, situa-se na zona retroperitoneal, posteriormente ao estômago, anteriormente aos grandes vasos e ao rim esquerdo (na zona da cauda pancreática) entre o duodeno à direita e o baço à esquerda.
É uma glândula de secreção mista vito produzir dois tipos de substâncias: exócrinas enzimas digestivas que ajudam na degradação do quimo e substâncias endócrinas, (como a insulina) que regulam as atividades metabólicas do nosso organismo.
O pâncreas têm em média 15 cm e divide-se em 4 partes : uma cabeça globosa rodeada à esquerda pelo duodeno; uma porção média –corpo; e uma cauda ( porção terminal) relacionada com o baço e anterior ao rim esquerdo( porção mais móvel do pâncreas) O colo do pâncreas é a região que estabelece a comunicação entre a cabeça e o corpo.
O pâncreas é uma dos órgão da zona retroperitoneal por apenas ter uma superfície ou parte dela em contacto com o peritoneu, encontra-se coberta anteriormente com o peritoneu parietal, enquanto a sua superfície posterior do órgão contacta com a artéria aorta, rim esquerdo, e outras vísceras.
Irrigação do Pâncreas---- O tronco celíaco, primeira anastomose da porção abdominal da aorta descendente, dá origem a três artérias : a artéria hepática comum ( fígado), a artéria gástrica esquerda ( estomâgo) e a artéria esplénica que orienta o sangue para o baço.
A artéria hepática comum anastomiza-se na artéria hepática ( própria) e a artéria gastroduodenal que se vai ramificar em duas artérias pancreáticoduodenais superiores, uma anterior e a outra posterior à cabeça do pâncreas, que dão origem à artéria pancreático inferior, a porção anterior e posterior conectam-se e desembocam na superior mesentérica .
A artéria esplénica percorre a margem superior do pâncreas e ramifica-se na artéria pancreática grande, e em várias artérias pancreáticas de menor calibre,como é o caso da artéria pancreática inferior,