A Nova Ordem Mundial
Cidades Globais
•
As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional.
•
Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas
ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.
São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais,
aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.
Tóquio
Paris
Nova York
Megacidades
•
Megacidades são cidades com populações superiores a 10 milhões de habitantes. De acordo com estimativas, até 2015 pelo menos quatro dos cinco maiores centros urbanos do mundo pertencerão a países pobres.
•
•
Aglomeração de pobreza, miséria e demais problemas sociais.
A causa principal do problema é a dificuldade em acompanhar o crescimento populacional urbano com a implantação das infraestruturas (saneamento básico, saúde, transporte, água, habitação etc.), desse modo, as megacidades não conseguem atender à demanda do elevado número de pessoas, fugindo do controle das autoridades.
1. Karachi, Paquistão.
2. Shenzhen, China.
3. Lagos, Nigéria.
4. Pequim, China.
5.Bangkok, Tailandia.
6. Daca, Bangladesh.
7. Xangai, China.
8. Deli, India.
8.Jakarta, Indonésia.
9.Mumbai,India
Nova Deli
Taiwan
Áreas de Capital Internacional
BRIC’S
•
Os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que compõem o Brics, assinaram nesta terça-feira (15) um acordo que