Gravita O Universal E Movimentos Dos Planetas
Introdução: (Luís)
O sistema geocêntrico de Ptolomeu;
O sistema heliocêntrico de Copérnico;
As leis de Kepler sobre o movimento dos planetas;
Lei da gravitação universal;
Por que ocorre as marés;
Satélites artificiais.
O sistema geocêntrico de Ptolomeu: (Ricardo)
O Sistema Geocêntrico ou o Geocentrismo é uma teoria sobre o sistema cosmológico, a qual falava que a Terra era o centro do universo (centro de tudo), e que todos os outros astros giravam ao seu redor. Essa teoria teve grande desenvolvedores entre eles Aristóteles e Claudio Ptolomeu (90-168 d.C.). O último era um filosofo e cientista grego, que criou um sistema matemático para explicar a ordem cosmológica defendendo a ideia que a terra não se movia no espaço, e portanto seria o centro do mesmo.
Claudio Ptolomeu acreditava que a terra era o centro do universo, mas com observações mais detalhadas do céu percebeu que o mesmo possuía diversas trajetória estranhas e inexplicáveis, por exemplo ele percebeu que os movimentos dos diversos astros como o Sol e a Lua não eram circulares, como defendia a teoria, assim ele começou a buscar formas de justificar essas trajetórias “inexplicáveis”. Recorreu então a estudos realizados pelo astrônomo Hiparco, com o objetivo de aprimorar o sistema geocêntrico, para que o mesmo explicasse esses movimentos, o mesmo (modelo geocêntrico) veio a se tornar muito elaborado e complexo, formado de argumentos confusos.
O sistema de Ptolomeu por outro lado explicou algumas coisas a mais, do que no de Aristóteles como por exemplo o movimento dos planetas dando ênfase no movimento retrógrado. A movimentação dos planetas se dava através de uma combinação de círculos no qual o planeta se move ao longo de um pequeno círculo chamado de epiciclo, cujo o centro dele se move em torno de um círculo maior chamado deferente. A terra fica nessa teoria um pouco afastada do centro do deferente. E o equante que seria um ponto ao lado do