Teoria dos jogos
1) Duas empresas concorrem escolhendo o preço. Suas funções de demanda são: Q1 = 20 - P1 + P2 e Q2 = 20 + P1 - P2 onde P1 e P2 são, respectivamente, os preços que cada empresa cobra, e Q1 e Q2, as demandas resultantes. Observe que a demanda de cada mercadoria depende apenas da diferença entre os preços; se as duas empresas entrarem em acordo e determinarem o mesmo preço, poderão torná-lo tão alto quanto desejarem e, assim, obter lucros infinitamente grandes. Os custos marginais são zero.
b) Suponhamos que as duas empresas determinem seus preços simultaneamente. Para cada empresa, quais serão, respectivamente, o preço, a quantidade vendida e os lucros? (Dica: faça a maximização do lucro de cada empresa em relação a seu preço.)
2) Suponhamos que duas empresas idênticas produzam aparelhos e que elas sejas as únicas no mercado. Seus custos são dados por C1 = 60Q1 e C2 = 60Q2, onde Q1 é a quantidade produzida pela Empresa 1 e Q2 a quantidade produzida pela Empresa 2. O preço é determinado pela seguinte curva da demanda:
P = 300 - Q onde Q = Q1 + Q2.
a) Descubra o equilíbrio de Cournot. Calcule o lucro de cada uma das empresas nesse equilíbrio.
b) Suponhamos que as duas empresas formem um cartel para a maximização dos lucros de ambas (atuam como se fossem monopólio). Quantos aparelhos serão produzidos? Calcule o lucro de cada empresa.
Jogos Estratégias de Maximin 1. Duas empresas fabricantes de computadores, A e B, estão planejando comercializar sistemas de rede para processamento de informações administrativas. Ambas podem desenvolver tanto um sistema rápido e de alta qualidade como um sistema mais lento e de baixa qualidade. Uma pesquisa de mercado indicou que os lucros resultantes para cada uma delas, conforme as respectivas alternativas de estratégia, são aqueles que se encontram na seguinte matriz de payoff:
Empresa B
Alta
Baixa
Alta
50, 40
60, 45
Empresa A
Baixa