TEORIA DOS JOGOS
No âmbito da disciplina de Organização e Gestão Empresarial vamos elaborar este trabalho sobre a teoria de jogos onde iremos abordar vários temas relacionados, dos quais o seu contexto histórico, em que esta teoria consiste, os seus objetivos, as características e classificações dos jogos, o teorema de Minimax, o Dilema do Prisioneiro e em que áreas esta teoria se aplica.
Com isto, esperamos realizar um trabalho completo e bem estruturado, atingir as espectativas esperadas, e ainda assimilar no mínimo o essencial sobre este tema e apresenta-lo aos alunos desta turma de forma a que estes também a conheçam e percebam.
CONCEITO DA TEORIA DE JOGOS
Teoria de jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.
Estuda decisões que são tomadas em um ambiente onde vários jogadores interagem, ou seja, estuda as escolhas de comportamentos quando o custo e benefício de cada opção não são fixos, mas depende, sobretudo, da escolha dos outros indivíduos.
Assim sendo a teoria de jogos não indica ao jogador como jogar, mas indica as consequências de quando se escolhe uma ou outra estratégia de jogo, ou seja, permite conhecer, previamente, o melhor resultado para os jogadores diante das estratégias praticadas.
Existem alguns jogos que são demasiadamente complexos, mas mesmo assim espera-se que um modelo simplificado seja capaz de descrever os principais tipos de decisão, assim como as estratégias mais indicadas e os resultados predominantes.
HISTÓRIA DA TEORIA DE JOGOS
A primeira discussão conhecida da teoria de jogos sucedeu-se por correspondência dirigida a Nicolas Bernoulli por parte de James Waldegrave em 1713 que continha a análise de um jogo de cartas com o nome de “le Her” e a sua solução de estratégia mista de minimax. Contudo, Waldegrave não estendeu a sua abordagem para uma teoria geral.
No início do século XIX, em 1838 Antoine