A Hist Ria Dos Jogos Ol Mpicos De Inverno
Promover ou não uma competição de esporte de inverno sempre foi uma questão polêmica dentro do Comitê Olímpico Internacional (em inglês). Apesar disso, a patinação artística foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 1908, em Londres. Três anos mais tarde o Comitê Olímpico Internacional decidiu pela realização de uma semana específica para competições de esportes de inverno. O evento deveria acontecer em 1916, porém, em função da I Guerra Mundial, em 1914, a competição foi suspensa.
Após o término da guerra os Jogos Olímpicos de Verão voltaram a ser realizados. Nos Jogos de 1920, na Antuérpia, porém, os únicos esportes de inverno incluídos foram a patinação artística e o hóquei no gelo. No ano seguinte, apesar do presidente do COI, Pierre de Coubertin, ser contra a realização dos Jogos de Inverno por acreditar que tais esportes eram praticados quase que exclusivamente por pessoas muito ricas, o Comitê decidiu marcar a data dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno. A competição, no entanto, não era oficial, e foi tratada como a Semana Internacional dos Desportos de Inverno e promovida pelos mesmos organizadores dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924.
O local escolhido foi a cidade francesa Chamonix, localizada na base do cume mais alto dos Alpes, o Mont Blanc. Assim, teve início no dia 25 de janeiro de 1924, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno. Ao todo, 258 atletas de dezesseis países disputaram a competição – entre eles encontravam-se treze mulheres - todas atletas da patinação artística.
O sucesso alcançado pela competição, que atraiu mais de dez mil espectadores, convenceu o COI da importância do evento. Em 1926, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu oficialmente os Jogos de Chamonix como sendo os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.