Teoria dos Fractais
História e Teoria do Jornalismo
Profa. Dra. Joana T. Puntel
Tema proposto:
Espiral do Silêncio e Teoria dos Fractais
Jornalismo – Noturno
André
Juliane
Marcos
Victor
Vinicius
Yara
2014
Introdução
Abordamos nesse trabalho o tema proposto: Espiral do Silêncio e Teoria dos Fractais. Com o grupo composto por seis integrantes, separamos três pessoas para focar em cada pesquisa especificamente.Com essa divisão cada um procurou um foco sobre as teorias, obviamente que também adquirimos conhecimento das demais pesquisas apresentadas por nossos colegas, mais achamos melhor dessa forma para nos organizarmos melhor na apresentação.
Não nos foi proposto uma entrega das pesquisas além do slide, entretanto, vamos aqui descrever um pouco de nossas pesquisas indicando qual aluno a fez, e claro, as fontes bibliográficas e web grafia que aprendemos nas aulas ser essencial.
As pesquisas aqui descritas seguem a ordem de apresentação dos slides.
Espiral do Silêncio
“Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann.
Quanto mais minoritária a opinião dentro de um universo social, maior será a tendência de que ela não seja manifestada.
Quando os meios de comunicação, diante de um escândalo político, impõem uma imagem desfavorável de seu protagonista, essa opinião será dominante no universo social que eles atingem. Apesar de haver vozes minoritárias discordantes, haverá uma tendência de que elas se calem.
Quando parte desse grupo se cala, a opinião discordante, que já era minoria, se torna ainda mais minoritária, e a tendência ao silêncio é ainda maior.”
Se alguém tem uma opinião diferente ao senso comum, essa pessoa não expressa sua opinião por medo de não ser aceita, mesmo que ela tome uma iniciativa os que estiverem ao seu redor vão querer provar o contrário, mostrar que o indivíduo está