Teoria dos estilos de liderança
A motivação é um fator preponderante na busca do sucesso de qualquer negocio. Todavia, apesar da motivação ser uma ação geradora do desenvolvimento humano, nem sempre ela é encontrada no ambiente de trabalho, gerando insatisfação e baixo desempenho.
Acreditava-se que o desafio era descobrir aquilo que deveria ser feito para motivar as pessoas, mais recentemente tal preocupação mudou de sentido, percebeu-se que cada um já trás, dentro de si, suas próprias motivações.
A motivação também envolve relacionamento entre lideres e seguidores. O líder não pode esquecer que cada pessoa é diferente, são únicos, assim os fatores que as motivam também diferem entre si. Neste ponto vemos a importância do líder como motivador de seus seguidores para o sucesso da empresa. Como não existe uma fórmula pronta de motivação, o talento do líder em descobrir como motivar cada um de seus liderados é indispensável nos dias atuais.
Motivação
Motivação não é algo que possa ser diretamente observado e diferencia de pessoa para pessoa, as necessidades apresentam diferentes padrões de comportamento e condições para atingir os objetivos desejados. Apesar de diferente o processo que dinamiza o comportamento é mais ou menos semelhante para todas as pessoas.
“Antes da Revolução Industrial, a principal maneira de motivar consistia no uso de punições, criando, desta forma, um ambiente generalizado de medo” (Bergamini, 2006)
Com o crescimento da indústria o papel dos Gerentes foi de encontrar as pessoas mais adequadas para os diferentes cargos e treiná-las para a maior produtividade, onde as empresas acreditaram que o maior incentivador era o salário e vinculara os ganhos à produtividade no trabalho.
Com o tempo os trabalhadores não se sentiam mais motivados pelo salário e a produtividade começou a cair.
Quando chamado para resolver alguns problemas em uma indústria fracassada, Elton Mayo (1933) deu inicio ao movimento das relações humanas.
Ele percebeu que os funcionários