Teoria do estado
Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar o crescimento da participação do setor público na atividade economia, abortando os fatos que ocorreram e que ainda ocorrem. E são essenciais para o desenvolvimento do nosso país. De modo que o trabalho mostrará a expansão caótica e atrasada do governo em relação ao setor público brasileiro. É importante ressaltar que os bens públicos são necessários para que a economia cresça por esse motivo os bens públicos devem ser bem aplicados. O Estado influência, para que todas as ações sejam aceitável.
Foi conferido um intenso método de processo de formação de vastos monopólios no século XIX, e a parti daí passa a ser limitando a oferta e começa o aumento de preços. Já no começo do século XX, teve-se a dúvida a ideia de Adam Smith “mão invisível” e começa-se assim a intervenção dos governos na economia, conduzindo os mercados a resolverem os problemas fundamentais, como o aumento de infra-estrutura econômica, urbanização e cumprimento de funções alocativas.
Então esses motivos são os principais para o crescimento do Estado no setor público classificando assim:
O aumento de busca social por serviços público e bens principalmente na educação e segurança
Aumento das funções administrativas do governo
Aumento de segurança necessária
Aumento de necessidade de intervenção do governo no processo produtivo
Função Alocativa: É o fornecimento de bens e serviços não adequadamente oferecido pelo sistema de mercado, tem por principal característica a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo.
Função distributiva: O governo funciona como agente redistribuidor de renda, na medida em que, pela tributação, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os segmentos menos favoráveis.
Função estabilizadora: A função estabilizadora do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia, para alterar o