Engenharia
ATA 100 é um padrão utilizado para classificar sistemas e subsistemas aeronáuticos, e sua função é descrever especificações e informações técnicas padronizadas para os tipos de aeronaves. A ATA busca proporcionar redução de custos e esforços gastos pelos operadores das aeronaves na operação de suas fontes; melhorar e padronizar a atualização das informações técnicas e operacionais sobre os sistemas e subsistemas das aeronaves; certificar que os fabricantes de peças, componentes e da aeronave em si forneçam dados que atendam as necessidades dos operadores das aeronaves.
Questão 2
As informações na ATA são divididas por 5 grupos, que são subdivididos em capítulos, também chamados ATAS, que variam de 01 a 91. Cada capítulo é novamente subdivido em subitens que especificam determinado componente ou subsistema do conjunto maior.
Questão 3
a) ATA 21-30
Conjunto de equipamentos e componentes que são utilizados para ventilar as áreas da fuselagem dentro dos selos de pressão que fornecem tratamento do ar, filtragem, controle de humidade, meio de pressurização etc.
Controle da pressurização – controla a pressão no interior da fuselagem, através de válvulas de controle, válvulas de alívio, chaves, amplificadores, indicadores etc.
b) ATA 22-10
Conjunto de equipamentos e componentes que dá a opção de se controlar automaticamente o vôo da aeronave controlando a direção, posição, altitude, latitude e velocidade.
Utilizando sinais de rádio (radar), referências de altitude, latitude e posição, bem como dados de trajetória de vôos, é possível controlar automaticamente a trajetória de um determinado vôo. Para que isso seja possível são utilizados dispositivos de amplificação e bloqueio, bem como de controle e atuação, associados a computadores, painéis de controle etc.
c) ATA 23-30
Conjunto de componentes que auxiliam na comunicação entre aeronaves e entre estações terrestres ou subterrâneas. Pode ser envio de dados, de voz, entre componentes etc.