Protesto 2013
Segundo o dicionário de língua portuguesa a palavra protesto significa: Insurgir-se contra alguma coisa; reclamar; dar demonstrações de repulsa ou revolta contra alguma coisa.
Há séculos que boa parte da sociedade brasileira sai às ruas em busca dos seus direitos. Assim, um protesto que foi comparado por muitos historiadores, jornais nacionais e internacionais ou cidadãos aos de 2013, foi o que ocorreu no período colonial a chamada revolta do vintém, esse nome foi dado porque cerca de cinco mil pessoas se reuniram na cidade do Rio de janeiro em 1879 para exigir a diminuição da taxa de vinte réis, ou seja, um vintém, que era cobrado na passagem dos bondes, nesse período ocorreu diversos conflitos entre os protestantes e policiais.
Além disso, houve também os protestos de 1968, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Esse foi um período muito importante na história, conhecido como o ano que marcou o mundo e também para muitas pessoas foi um ano difícil de ser compreendido, pois jovens do mundo inteiro estavam nos seus países protestando por um país de igualdade e alguns querendo que a guerra do Vietnã acabasse. De acordo com história por Voltaire Schilling: “Tornou-se um ano mítico porque “1968” foi o ponto de partida para uma série de transformações políticas, éticas, sexuais e comportamentais, que afetaram as sociedades da época de uma maneia irreversível. Seriam o marco para os movimentos ecologistas, feministas, das organizações não-governamentais (ONGs) e dos defensores das minorias e dos direitos humanos. Porém frustrou muita gente também, a não realização dos seus sonhos”. Teve também aqui no Brasil, em que estudantes lutavam contra o regime militar e por melhor educação.
Outros fatos marcantes com manifestações e mobilizações pelo Brasil foram as ‘Diretas Já’ entre 1983 e 1984 e o ‘Fora, Collor’, dos 'caras-pintadas', realizado ao longo do ano de 1992. As diretas já pediam a retomada do voto popular para presidência da