Teoria Do Contrato Social
Conjunto de leis e regras para manter a ordem social dentro de um estado,
Acordo entre os homens para não haver conflitos entregando seus direitos ao rei em troca de proteção
Estado de natureza: estado que vinha antes do contrato social, onde os homens buscavam justiça com as próprias mãos. era um estado de conflito que trazia prejuízo para todos
Quem defendia?
Maquiavel: separação da moral politica da moral religiosa, pois em certos casos, os motivos religiosos não ajudavam a resolver certos problemas, ou seja, o chefe político às vezes é obrigado a adotar medidas violentas e impiedosas para manter a ordem e a segurança de seu estado.
Razão do estado: é a preservação do estado
Os fins justificam os meios: os meios são as medidas duras e estratégicas para a preservação do estado.
Limite para o poder do rei: na teoria deles, o limite era a vontade de Deus. ja na teoria do contrato social, o limite era a vontade da população
SURGIMENTO DO ESTADO MODERNO: HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU. (Autores contratualistas)
Hobbes (ideologia absolutista) - Estado natural e social:
Alega que todos os homens são maus por natureza, pois já que no "estado de natureza" as pessoas faziam o que elas queriam, logicamente entrariam em conflitos entre elas.
Para Hobbes as pessoas no estado natural tinham o "direito natural", ou seja, o direito a vida. As pessoas podiam usar qualquer meio para garantir sua sobrevivência, onde acabava gerando mais violência, pois não existia ordem. Se o individuo tem direito em fazer qualquer coisa para garantir a sua sobrevivência, Hobbes alega que as pessoas não eram donos de nada, ou seja, se eu tenho um território (propriedade privada ) esse território não é meu e sim só é usado por meio de proteção para garantir minha sobrevivência.
Hobbes era contra esse estado, ele o chamava de "guerra de todos contra todos”.
Através do medo gerado pelo estado natural, os indivíduos pararam pra raciocinar que, era necessária a criação de