Teoria do Consumidor
NOME: Leandro Radke
CURSO: ECONOMIA MATÉRIA: MICROECONOMIA I
DATA: 14/09/2009
TEORIA DO CONSUMIDOR
A microeconomia convencional se divide em teoria do consumidor, teoria da firma, equilíbrio de mercado, estruturas de mercado, teoria do equilíbrio geral e teoria do bem-estar. A Teoria do Consumidor é a parte da microeconomia que se preocupa em estudar o comportamento do consumidor.
- Utilidade total e marginal: Um indivíduo demanda um determinado bem pela satisfação ou utilidade que ele obtém ao consumi-lo. Até certo ponto, quanto mais unidades do bem, o individuo consumir, maior a utilidade total. Apesar de a utilidade total aumentar, a utilidade marginal geralmente diminui.
- Equilíbrio do consumidor: O objetivo do consumidor racional é maximizar a utilidade,obtida com o gasto da sua renda pessoal.
UMx = UMy = ... Px Py
- Curva de indiferença:
Propriedades
. Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice-versa;
. Tem sempre inclinação negativa;
. Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.
- Taxa marginal de substituição:
A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.
- Restrição orçamentária:
A restrição orçamentária mostra todas combinações possíveis de dois bens que um consumidor pode comprar, dada sua renda monetária e os preços dos dois bens.
Gasto Total < Renda
Px Qx + Py Qy < R
- Equilíbrio do consumidor
Um consumidor está em equilíbrio quando, dadas a renda pessoal e as restrições de preços, ele maximiza a utilidade ou satisfação total derivadas de suas compras. Em outras palavras o consumidor está em equilíbrio quando ele alcança a curva de indiferença mais alta possível.