TEORIA DO CONSUMIDOR
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO – IDEM
CURSO PROCESSOS GERENCIAS BB6
Maria Jose Castro Rocha
TEORIA DO CONSUMIDOR
TEORIA DA FIRMA
TEORIA DA PRODUÇÃO
SÃO LUIS
2013
1-INTRODUÇÃO
O trabalho vai mostrar as teorias: CONSUMIDOR, FIRMA E PRODUÇÃO. A teoria do consumidor com seu papel no sistema neoclassico, restricões orçamentaria, preferencia, utilidades, escolhas e equilibrio do consumidor. A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam as mudanças em seu ambiente.
A teoria da firma estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores.
A teoria da produção com sua tecnologia e maximização de lucros. Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
2- TEORIA DO CONSUMIDOR.
A Teoria aborda o Consumidor como um indivíduo racional, ou seja , ele calcula deliberadamente , escolhe conscientemente e maximiza a sua satisfação ou utilidade do bem/serviço adquirido.
2.1 O Papel da Teoria do Consumidor no sistema Neoclassico
O tratamento simétrico dado às diversas parcelas da renda. Assim, os salários, os lucros e as rendas passam a ser vistos como partes determinadas pelas interseções das ofertas e das demandas, em níveis que se igualam, sob a suposição de que a economia se encontra em equilíbrio, aos valores dos produtos marginais dos chamados serviços. A força de trabalho, os recursos naturais e os meios de produção reprodutíveis também