Teoria do consumidor
A microeconomia é um dos ramos das ciências econômicas que estuda as células produtoras e consumidoras de bens e serviços econômicos. Trata, portanto, da teoria dos preços, da formação de mercados, dos custos de obtenção de produtos e serviços econômicos e de maneira como são alocados os recursos necessários para produção bem como da escassez.
A Microeconomia trata ainda das escolhas dos indivíduos quanto à afetação dos recursos escassos que têm disponíveis feitas no melhor do seu interesse (a afetação individual das coisas com valor). Assim, estuda os fundamentos das escolhas econômicas de cada indivíduo e a sua evolução no tempo motivada pela alteração dos preços relativos, do rendimento, das necessidades (gostos e preferências), da tecnologia, da informação, etc. O comportamento do indivíduo não é apenas considerado numa perspectiva “parcial” (mantendo os comportamentos dos outros indivíduos constantes), sendo que a microeconomia estuda ainda o resultado da interação entre as decisões individuais.
Como células ou agentes temos de um lado os consumidores, que serão analisados através da teoria do consumidor, também denominada teoria da demanda; de outro lado, os produtores, estudados através da teoria da firma, ou normalmente designada de teoria da oferta.
2.0 - TEORIA DO CONSUMIDOR
2.1 - INTRODUÇÃO A TEORIA DA DEMANDA A demanda é, em essência, o ato do agente econômico denominado consumidor. Em economia, consumidor é todo individuo que possui renda e que, tem condições de participar do "jogo econômico" que é adquirir mercadorias ou serviços que possuem preços e que são escassas, porque os recursos também são escassos, o que leva a um custo de produção. Para satisfazer suas necessidades, o consumidor vai ao mercado e em função de vários fatores, irá “definir” certa quantidade de um produto ou serviço econômico, num instante de tempo qualquer. Satisfação do consumidor é, portanto, em economia, a determinante de ações que,