teoria do conhecimento
O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Na unidade de aprendizagem “Teoria do Conhecimento”, você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto dissertativo de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes apresentados a seguir (1 e 2).
Com base nos conteúdos estudados, estabeleça um paralelo entre o pensamento de Heráclito sobre o “devir” e a música “metamorfose ambulante”, de Raul Seixas. Identifique, argumente e justifique as aproximações e/ou distanciamentos presentes entre os dois excertos em um texto de pelo menos 15 linhas.
Questão 3 (4,0 pontos)
Você sabe o que é ceticismo? E dogmatismo? Ceticismo é uma posição filosófica a qual afirma que é impossível o conhecimento, seja como juízo de valor ou como conclusão. O dogmatismo, ao contrário, considera certos conhecimentos como certezas e verdades absolutas e indubitáveis. Comparando as duas posições, perceba que elas têm algo em comum: a visão imobilista do mundo. Enquanto o dogmático atinge uma certeza e nela permanece, o cético afirma que não é possível alcançá-la. A Filosofia é movimento, pois o mundo é movimento: a tese (o conhecimento que está posto) e a antítese (a negação do conhecimento que está posto) serão superadas pela síntese (um novo conhecimento), a qual, por sua vez, será nova tese, e assim por diante. Assim como a Filosofia, a busca do conhecimento é a procura da verdade, não a sua posse. Buscar o conhecimento é estar a caminho. A atitude de busca está na raiz do conhecimento e é o caminho para alcançá-lo, sem jamais ter a pretensão de possuí-lo.
Com base no texto supra, estabeleça as principais diferenças entre as concepções de Parmênides e Heráclito sobre o conhecimento,