Resumo de Gestão Ambiental Global e Regional e Gestão Ambiental Empresarial
Empresarial
Resumo
Capitulo 2 – Gestão Ambiental e Regional
A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimento associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
Problemas ambientais globais exigem respostas globais. As iniciativas para enfrenta-los propiciaram ao longo do tempo o surgimento de diversos acordos multilaterais, bem como de órgãos intergovernamentais, para administrá-los, e mecanismos de ação internacional. A ordem ambiental internacional foi construída com base no realismo político: países não abdicam dos conceitos de soberania e interesse nacional.
Antes da segunda metade do século XX as convenções internacionais moviam-se em função de interesses do comércio e da preservação de certas espécies para fins econômicos.
A primeiro que vai de início do século XX até 1972, onde prevalece um tratamento pontual das questões ambientais e desvinculado de qualquer preocupação com processos de desenvolvimento. A segunda fase começa com a conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Humano em Estocolmo em 1972 e vai até 1992, caracterizando-se pela busca de uma nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
A terceira fase é a fase atual que tem início com realização da conferência das Nações
Unidas para o meio ambiente e desenvolvimento em 1992 no Rio de Janeiro, onde foram aprovados documentos importantes relativos aos problemas socioambientais globais. Essa fase caracteriza-se pelo aprofundamento e pela