Gestão Ambiental e Empresarial
DE
ÉTICA, CIDADANIA
E
MEIO AMBIENTE
GESTÃO
AMBIENTAL
EMPRESARIAL
RESUMO DO TEXTO
Marta Macedo de lima Barata
Este trabalho apresenta uma análise dos fatos que impulsionaram a inserção da variável ambiental na gestão das empresas, da evolução desta para os sistemas de gestão ambiental, conforme apresentação na norma ISSO 14001. Questiona-se aqui a efetividade da forma como instrumento indutor de melhoria da qualidade ambiental.
Empresa e Meio Ambiente
O desenvolvimento sustentável coloca o setor produtivo em foco, como ator essencial para o seu alcance. Ele impõe aos formuladores de políticas públicas a tarefa de adotar medidas que induzam o setor produtivo a estabelecer metas que estejam inseridas neste novo conceito de desenvolvimento, em que se busca o incremento ou a manutenção da produtividade, acompanham de indicadores de justiça social e de qualidade no processo produtivo, no produto e nas condições ambientais, em decorrência do incremento dos impactos negativos ao meio ambiente, em nível global, regional e local eles foram levados a adotarem instrumentos da política de planejamento e de gestão ambiental.
O setor produtivo considerava a questão ambiental como um fator de incremento de custos. Não lhe imputava a devida importância e limitava-se a adotar as medidas necessárias para não incorrer em multas pelo não comprimento da legislação ambiental. Os acidentes ambientais ocorridos nas últimas décadas com empresas do setor químico, implicaram na necessidade de pagamento de elevadas indenizações e numa má imagem para o setor, que apresentou, em 1989, um baixo índice de aceitação pública.
Com a decorrência dos acidentes ambientais, os setores de maior potencial poluidor ficaram com a sua imagem abalada junto à sociedade dos países desenvolvidos e dos países afetados e foram pressionados, por empresas seguradoras, legislações mais restritivas, investidores