gestao ambiental empresarial
Ao iniciar a revolução industrial muitas empresas tinham matérias primas de fácil acesso, além disso, elas não tinha essa conscientização de proteger esses recursos naturais. Com o passar dos anos, a matéria prima se esgotou tendo assim gastar mais para adquirir a matéria prima que antes era fácil, além disso, as empresas vinham tendo prejuízos com matérias primas sendo desperdiçadas, com isso as empresas investiram na reutilização desses recursos, depois disso via-se que se evitar-se os impactos ambientais conseguiam-se evitar futuros prejuízos para o meio ambiente, ou seja, a gestão ambiental empresarial veio se desenvolvendo e se adaptando principalmente com a constatação da finitude dos recursos ambientais e da capacidade de suporte do meio ambiente.
Como devem ser as expectativas de cada um dos stakeholders citados na Figura2 da Unidade 1 do CRC, para que as empresas passem a tomar atitudes ambientalmente mais favoráveis rumo a uma postura com responsabilidade socioambiental?
Para a empresa, uma gestão sustentável é aquela que equilibra interesses econômicos, ambientais e sociais. Trata-se de articulação entre os stakeholders que suas expectativas interferem além do interesse econômico interesses ambientais, um desenvolvimento sustentável e transparente para a sociedade, a mídia, trazendo também um produto confiável e sustentável, por meio de um comprometimento constante com a melhoria da qualidade da energia fornecida e dos serviços prestados, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. E trazendo aos fornecedores o seu desenvolvimento por meio de um compartilhamento de conhecimentos, diretrizes e valores, estimulando assim, o seu envolvimento em práticas de responsabilidade socioambientais.