Gestão Ambiental Empresarial
O Poder Público começou a se manisfestar em relação ao meio ambiente , devido primeiramente a partir da Revolução Industrial, pois, começaram a se preocupar com a escassez de recursos e a poluição, tomando iniciativas corretivas, que não eram eficazes pelo fato de enfrentarem o problema depois do seu acontecimento. Após a Conferência de Estocolmo, as práticas que tratavam das questões ambientais comaçaram a entrar em vigor.
O Poder Público utiliza utiliza instrumentos de regulação que afetam diretamente a ação humana no meio ambiente. Um dos instrumentos é o Comando e Controle, que tem o objetivo de controlar o uso de recursos, impor restrições e obrigações legais em relação a emissão de poluentes, licenciar e realizar o zoneamento de áreas ambientais. Instrumentos Fiscais que procuram influenciar o comportamento das pessoas, organizações e mercado econômico, para que reduzam a degradação ambiental. O Instrumento Público de mercado, permite a fixação de níveis aceitáveis de poluição em diferentes colocações e períodos, os que possuem esse título possuem direito de poluir e vender seus títulos de acordo com valores cotados pelo mercado, estabelecidos pelo governo em nível fixo de poluição em determinada região.
As ações do Poder público, visam manter regulamentações ambientais adequadas paea estimular o surgimento de inovações que reduzam os custos ambientais e a utilização racional e eficaz dos recursos naturais, educa e alerta a empresa para a melhoria da produção eficiente e equilibrada.
Uma das principais ações do poder público deve ser a Educação Ambiental, que proporciona a harmonia e equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente, uma das questões discutidas na Conferência de Estocolmo em 1972, que passou a ser aplicada em todos os fóruns de discussão, que levou a aprovação da Carta de Belgrado, com metas, objetivos, diretrizes e propostas para formar uma boa estrutura socioambiental, motivando a